quinta-feira, 17 de abril de 2008

Receita da Nona


ESPARGUETE À BOLONHESA


INGREDIENTES:
250 grs. de esparguete

2 colheres de sopa de manteiga

1 cebola grande

2 dentes de alho

1 ramo de cheiros (salsa, louro, tomilho)

350 grs. de carne picada

1 colher de sopa de aguardente velha

1 kg. de tomate (fresco ou de lata)

1,5 dl de caldo de carne sal pimenta noz-moscada

50 grs. de queijo ralado (Se gostar de queijo adicione)

1 ramo de folhas de mangericão

PREPARAÇÃO:
Coza o esparguete em bastante água a ferver temperada com sal, durante 12 minutos.

Escorra muito bem.

Na manteiga deixe dourar a cebola picada, os dentes de alho e o ramo de cheiros.

Quando a cebola estiver macia, junte a carne picada e deixe, cozer, desfazendo-a, até começar dourar.

Regue com a aguardente e deixe evaporar.

Junte o tomate esmagado, sem peles e sem grainhas.

Deixe ferver até apurar bem.

Junte o caldo de carne, tempere com pimenta, noz-moscada e sal, se for necessário.

Deixe apurar.

Quando o molho estiver bem apurado, introduza o esparguete no tacho e mexa com dois garfos.

Polvilhe com queijo ralado (Adicione se gostar de queijo) e sirva bem quente, polvilhando com salsa picada e folhas de Mangericão.


Que tal uma dica para a escolha do vinho?

Bom eu gosto muito de combinar com um bom Merlot, minha namorada prefere um suco ou um refrigerante, mas ai vai de gosto rs....


Bom o Merlot tem suas características, tais como, Cor escura, encorpada, com aroma rústico, lembrando especiarias. Sabor ao mesmo tempo seco e intenso. Envelhece bem.


Abraços....

Igor A. Vetere de Oliveira


Manjare!!!

Igor A. Vetere de Oliveira

Vamos botar pra gelar?


A TEMPERATURA DO VINHO


A temperatura a que é servido o vinho tem um papel preponderante nas suas qualidades organolépticas. É certo que existe uma temperatura aconselhável para beber um vinho, mas também cada pessoa tem o seu gosto.

Os aromas e o bouquet permanecem exaltados a 18ºc, diminuem a 12ºc e quase se neutralizam abaixo dos 8ºc.Em termos de sabor, temperaturas muito baixas (inferiores a 6 ou 8ºc) adormecem o paladar, por exemplo, um vinho branco seco com acidez de 7 g/Lt pode parecer muito mais ácido a 18ºc. Mas se for bebido a 10ºc, a acidez transforma-se em frescura. Pequenas diferenças que fazem a diferença.
Ok!!! Então qual é a temperatura ideal?
18º Vinhos tintos
17º Vinhos tintos
16º Vinhos tintos Vinho do Porto Vintage
14º Vinhos tintos novos (Vinho verde tinto incluído)
13º Vinhos tintos novos (Vinho verde tinto incluído)
12º Vinhos tintos novos (Vinho verde tinto incl.) Vinhos generosos (Vinho da Mad. e Porto incl.) 11º Vinhos brancos Vinhos generosos (Vinho da Madeira e Porto incluídos)
10º Vinhos brancos Vinhos generosos Vinho Rosé Vinhos brancos novos
9º Vinhos brancos novos
8º Vinhos brancos novos Vinhos espumantes
7º Vinhos espumantes
6º Vinhos espumantes
Então géle com moderação se beber pegue carona com quem não bebeu.
Mais uma dica do Tomate Cereja.
Igor A. Vetere de Oliveira

Receitinha da vovó

*PEIXE AO LEITE DE COCO*

INGREDIENTES:
1 Kg de cação ou merlin
1 pacote de creme de cebola
1 vidro pequeno de leite de coco

MODO DE PREPARO:
Passe as postas do peixe no creme de cebola, coloque-as em um refratário.
Cubra com o leite de coco e asse em forno médio por 25 minutos.
Depois é só se deliciar.
Porção para 5 pessoas.

VINHO PARA ACOMPANHAR PEIXE
Os peixes cozidos ou grelhados, são beneficiados quando acompanhados por um vinho branco, um pouco acídulo, leve, frutado e vivo, ao passo que, quando cozinhados no forno deverão ser servidos com vinho branco mais seco e encorpado. Excepções: Com a sardinha assada e o bacalhau, vai bem um vinho tinto, encorpado e de preferência com alguma adstringência.

Obs: Um vinho acídulo, leve, frutado e vivo, é difícil de achar em supermercados, mas, vamos lá, o importante é agradar as visitas.

Mais uma dica, tá ai abraços.
Igor A. Vetere de Oliveira

Nada como estar na Cozinha...

A cozinha é um dos meu lugares preferidos da casa, adoro receber uma boa visita e trocar uma idéia interessante regado a uma boa taça de vinho.
A grande verdade é que gosto de beber algo as vezes, mas a única coisa que piloto quando bebo é o meu fogão.
Não existe nada melhor como ter compania na cozinha, é um grande prazer cortar legumes, preparar tempeiros, conversando escutando o som do fogo do fogão, sentindo o cheiro da refeição que se apronta em milhares de partículas perfumadas no ar.
O vinho é uma boa desculpa para esta conversa, quebra quase sempre o gelo, faz a visita ficar mais solta e se sentir em casa, dependendo da situação e do estado do bebum a visita até pode lavar as louças (risos).

Claro que escolher um vinho tem suas particularidades, então como escolher um bom vinho e qual tipo de vinho agregar a sua boa mesa?

Para se analisar um vinho deve-se ter bom senso. Um enófilo - amigo do vinho - deve saber hora e local para fazer uma análise. Um vinho deve ser analisado rapidamente na garrafa para se observar coloração e presença de borra. Depois é analisado na taça, não esquecendo que a temperatura é um fator preponderante na degustação. Na taça temos que colocar nossos sentidos para funcionar. Vamos lá: Visão: observar principalmente a cor e impurezas; ver as lágrimas ou pernas escorrendo pela taça. Olfato: sentir os aromas exalados, um Sauvignon Blanc, por exemplo, pode ter aromas de maracujá, maçã verde, grama cortada... Paladar: deixar o vinho derramar pela boca, sorvê-lo aos poucos e observar depois de deglutido se seu sabor permanece na boca por mais tempo ou se desaparece rapidamente, se provoca salivação ou não, se tem peso (comparado com a água) etc. Porém aconselhamos que em restaurantes ou reuniões, se analise o vinho uma única vez, e depois desfrute da companhia dos demais. Degustação, como foi dito anteriormente, tem hora e local, assim não seja um ‘enochato’.

A compatibilização é muito variável! Existem algumas regras básicas, mas não absolutas. Queijos azuis tipo gorgonzola vão muitíssimo bem com vinho do Porto. Comidas substanciosas e robustas devem ser acompanhadas de um vinho também robusto: um Cassolet vai muito bem com um Tannat - que também é recomendado para nossa feijoada! O churrasco vai bem escoltado por um Merlot, não encharca tanto quanto a cerveja e permite apreciar melhor a carne. Vale lembrar que quem comanda o vinho numa massa é o molho. Um molho ragu pede um bom tinto, ao passo que um de creme com champignon vai melhor com um branco. Foi dito uma vez por um garçom português a quem se pediu opinião o que beber com bacalhau. Ele respondeu: bacalhau não é peixe, bacalhau não é carne, bacalhau é Bacalhau. Assim pode-se saborear uma boa bacalhoada com brancos ou tintos, dependendo da potência de cada vinho para acompanhar o tipo de guarnição que leva o prato. Enfim, regras pétreas não existem,e assim vale mais o gosto de cada um.
Mas cuidado na compatibilização com alcachofra, aspargo, aliche, shoyo. Lembrar também que basicamente vinagre é vinho azedo, assim na hora da salada temperada com vinagre é melhor deixar o vinho para depois!

Ai esta a primeira dica do TOMATE CEREJA,
Grande Abraço...