domingo, 23 de agosto de 2009

Gourmet


A palavra gourmet tem ascendência francesa e o seu significado original designava os bons apreciadores de vinho, os verdadeiros conhecedores. Atualmente já faz parte do vocabulário português e alargou o seu âmbito a tudo o que se relaciona com os prazeres da mesa, sempre na perspectiva da autenticidade e da qualidade.É um conceito muito cosmopolita, disso não há dúvida.

Um gourmet do século XXI será alguém que viaja muito e gosta de conhecer os sabores mais tradicionais e genuínos dos sítios por onde passa, ou alguém que faz da experimentação dos paladares de outras paragens uma forma muito prazenteira de viajar sem sair do mesmo lugar.

A associação do deleite gastronômico com a possibilidade de evasão resulta numa fórmula tão bem sucedida que deu origem a uma nova classe de consumidores. E os negócios direcionados para eles não param de proliferar.É também muito interessante verificar que este fenômeno se tem desenvolvido um pouco como contraponto da fast-food. Associados ao ritual gourmet encontram-se muitos outros aspectos, para além da seleção criteriosa dos componentes de uma refeição.

O tempo, por exemplo, é um deles. O tempo suficiente para apreciar-se devidamente o que se ingere. O modo é outro aspecto. O modo como se fatia o queijo ou como se serve o vinho.Nada é como antes. Fazer uma lista de compras para entregar a outra pessoa, por exemplo, requer muito mais atenção aos pormenores. Afinal, se o comprador de serviço ler “azeite”, vai passar um mau bocado a varrer com os olhos metros e metros de prateleiras onde se alinham garrafas de todas as formas, com imensa informação nos rótulos, com conteúdos mais ou menos ácidos, mais ou menos temperados com ervas aromáticos... Enfim, talvez seja por isso que se encontra tanta gente a falar ao celular nos supermercados.As vantagens são, no entanto, largamente superiores a estes pequenos percalços.

A “moda” gourmet incentiva a promoção dos produtos regionais, desenvolve nos aderentes uma maior preocupação com a qualidade dos alimentos, saúda soluções ecológicas e saudáveis como a cultura biológica, permite introduzir um toque de novidade na refeição mais simples e, porque a época do ano não nos deixa esquecer, abre todo um novo leque de soluções para presentes.