quinta-feira, 27 de agosto de 2009

XII FESTIVAL GASTRONOMICO DE TIRADENTES


Vamos dar uma voltinha até uma cidade histórica erguida em uma arquitetura colonial em Minas Gerais, e essa cidade é Tiradentes que recebe há 12 anos o Festival de Cultura e Gastronomia. Sucesso total todos os anos sendo um dos maiores eventos do mercado gastronômico cultural do Brasil e aprovado pelos gourmets e comilões de plantão, tour gastronômico, cursos, palestras, degustações, shows, teatro e dança, fazem parte do evento não se esquecendo dos inusitados jantares espetaculares espalhados por outros pontos da cidade com grandes nomes da gastronomia.


O XII Festival de cultura e gastronomia de Tiradentes, recebe cerca de 15 mil pessoas no decorrer do evento todos os anos, com muita música os turistas circulam nos Stands do Mercado Gastronômico montado na praça da Rodoviária.
O espaço destinado ao evento já foi palco de muitas manifestações culturais, onde marcou época e hoje sede o espaço para receber o melhor da gastronomia e chefs consagrados.

Segue uma das Receitas premiadas no festival:


RECEITA VENCEDORA DO CONCURSO TERRA DE MINAS - Rita de Cássia Alves Cunha -BH-MG


Bacalhau à Mineira


Ingredientes:

1 kg de bacalhau

1 queijo Minas médio

100 g de castanha de caju

100 g de uvas passas escura ou clara

200 g de azeitona preta

200 g de azeitonas verdes

2 colheres de massa de tomate

1 cabeça de alho

1 pimentão verde

1 pimentão amarelo

1 pimentão vermelho

2 cebolas média Batata palha a gosto Azeite a gosto Sal a gosto


Preparo: Coloque o bacalhau de molho por 24 horas. Troque a água e coloque no fogo para ferver por cerca de 10 minutos.

Deixe esfriar e limpe o bacalhau, desfie o bacalhau e reserve. Corte os pimentões e as cebolas em Julliene (tirinhas finas), pique as azeitonas e o alho. Numa panela, coloque o azeite, doure o alho, coloque o bacalhau e deixe fritar por cerca de cinco minutos.


Coloque as azeitonas, dilua a massa de tomate em 200 ml de água com uma pitada de açúcar para quebrar a acidez e junte ao bacalhau. Deixe ferver por uns minutos e ajuste o sal. Coloque um pouco dos pimentões picados e da cebola. Reserve o restante e desligue o fogo. Em uma travessa de vidro, coloque azeite ao fundo e intercale camadas de queijo Minas ralado, bacalhau e batata palha.


A cada camada de bacalhau coloque um pouco de cebola e de pimentão que foi reservado e a castanha de caju picada. Quando acabar as camadas, leve ao forno e deixe gratinar. Se quiser, pode colocar azeite em cada camada de bacalhau. Servir quente com arroz branco.