terça-feira, 29 de julho de 2008

Pão de Forma com Frutas


Boa noite pessoal, hoje estou postando uma receita nova, acabei de fazer e esta quentinho e muito cheiroso, espero que gostem.

Bom pessoal, não precisa ter a preocupação com a fôrma para o preparo. Simplesmete molde a massa em um formato circular, acomode-a em uma assadeira polvilhada com farinha e faça talhos em formto de x no topo.

Ingredientes:

30 g de fermento fresco ou 3 sachês de 7 g fermento seco
30 g de mel (ou acúcar)
600 ml de água morna
1 kg de farinha de trigo
30 g de sal
1 pitada de canela em pó
1 cravo-da-índia, moído
200 g de damascos secos
100 g de tâmaras secas
200 g de uvas passas

Obs: um pouco de farinha extra para polvinhar a forma.

Etapa 1
Dissolva o fermento e o mel (ou açúcar) em metade da água morna.

Etapa2
Em uma superfície limpa ou em uma tigela larga, faça faça um monte com a farinha e o sal. Faça um buraco no centro e despeje toda a mistura de fermento dissolvido. Com 4 dedos de uma mãe faça movimentos circulares, partindo do centro para a parte exterior, trazendo lentamentecada vez mais farinha até que mistura de fermento fique saturada. Despeje, então, um pouco menos da outra metade de água morna no centro e incorpore gradualmente toda a farinha para fazer uma massa umedecida. (Certas farinhas podem precisar de um pouco mais de água, portanto não fique com medo de ajustar as quantidades.)
Passe os tempeiros e as frutas em um processador de alimentos ou pique tudo bem fininho. Amasse e enfie essa mistura dentro da massa. Assim que obter uma boa consistência de pão, continue normalmente até a etapa 5.

Etapa3
Sovar! Esta é a melhor parte, apenas enrole, empurre e dobre a massa várias vezes por 5 minutos. Isso desenvolve a estrutura da massa e o glúten. Sea massa grudar em suas mãos, apenas esfregue-as com um pouco de farinha extra.

Etapa4
Passe a farinha nas duas mãos e polvilhe levemente o topo da massa. Deixe-a com um formato circular e acomode-a em uma assadeira. Faça talhos profundos na massa com uma faca. Deixe que ela cresça até dobrar de tamanho. O ideal é que você tenha um lugar morno, com umidade e longe de correntes de ar para que a massa cresça bem rapidamente. Pode ser perto do fogão, dentro de um armário aberto ou um quarto aquecido, por exemplo. E voc/~e pode cobrir a massa com filme plástico se quiser acelerar as coisas. Esse processo de crescimento melhora o sabor e a textura da massa e deve levar aproximadamente 40 minutos, dependendo das condições

Etapa5
Depois que a massa tivér dobrado de tamanho, você precisará amassa-la por cerca de 1 minuto a fim de retirar todo o ar dela. Em seguida modele a massa no formato que tivér vontade, e depois deixe crescer pela segunda vez até que ela tenha dobrado de tamanho de novo. Nesse ponto, o mais importante é não perder a confiança. Não fique com vontade de pular etapas agora, porque é este segundo momento de dá textura macia e delicada que todos nós amamos em um pão fresco.
Aqueça o forno à 200 gráus centígrados.

Etapa6
é hora de assar o pão. Depois de todo trabalho duro, não desperdice os seus esforços. Você precisa manter todo o ar dentro do pão, portanto não bata nele. Coloque-o dentro do forno com muito cuidado e feche a porta sem bater. Asse o pão de acordo com a temperatura e o tempo indicado, forno deve estar à 200 gráus centígrados e o deixe assar por 50 minutos. Você pode saber quando ele esta pronto dando uma batidinha na base (se estiver em uma assadeira, você terá de retirá-lo). Se fizer um som oco, está cozido, do contrário, coloque-o rapidamente no forno para um pouco mais de tempo. Depois de tira-lo da forma deixe-o assar por uns 10 minutos finais. Acomode o pão em uma estante e deixe-o esfriar por uns 30 minutos.

Depois se tiver vontade de encrementar um pouco mais, polvilhe um pouco de açúcar confeiteiro sobre o pão.

Hunmmmmm é isso ai...

Abraços...........................