terça-feira, 22 de abril de 2008

Fogão a Lenha


Me lembro de quando eu era pequeno em Minas Gerais, eram dias muito legais ao lado do meu avô nas férias de Julho. Me lembro como se fosse ontem, eu e ele buscando lenha no meio do mato, so de escrever ja sinto o cheiro do bosque de eucalipto daqueles tempos.
Hunm que coisa boa de lembrar!

Consigo imagiar até o sabor da comidinha caseira que ele desenhava nas tábuas de cortar, lembro do cheiro de alho sendo cortado, da salsinha picadinha, cheiro do purê de mandioquinha,tudo sendo preparado com muito carinho, regado a tubaína e muito bom humor do meu velhinho.
O cheiro da madeira queimando com o vapor da comida em seu preparo, me faz lembrar lindos momentos em seu sítiozinho.
O tempo passou, virei homem e mesmo assim me lembro com detalhes de tudo aquilo que passei ao lado do meu heroi, nunca mais senti esse cheiro de perto, nunca mais tive o prazer de viver e ver alguem ao lado do FOGÃO A LENHA.
Mas hoje os bons tempos voltaram, decidi construir um em homenagem ao meu avô, aquele homem sorridente, carismático e de olhar confiável, o mesmo homem que andava de mãos dadas comigo à 18 anos passados, pelas ruas de terra e esburacadas de uma cidade pequenina no meio da roça mineira.

Acho que foi ali, naquele tempo que começou o meu amor à cozinha, vê-lo com seu copinho de cachaça e um cigarrinho de palha é algo inspirador, praticamente uma pintura em minhas memórias.
Hoje com tudo essas coisas de aquecimento global, poluição, gasto de energia e toda essa modernidade, não sei se o fogão a lenha é a modernidade ou uma cena nostálgica de um retrato do homem do campo ultrapassado pelo tempo.

Logo postarei aqui a receita e a foto do meu fogãozinho.
Grande abraço do Tomate Cereja.

Nenhum comentário: