quinta-feira, 19 de junho de 2008

Pão Italiano


Nossa eu fiz esta receita outro dia e ficou muito boa, me lembraram os dias em que eu ia passar minhas tarde na casa do meu avô. Sempre me lemdro daquele Médico sentado na mesa de jantar tomando seu cálice de vinho com toda panca de rei, e aos poucos fatiava seu pão Italiano com tanto prazer que dava inveja e água na boca. Não sei porque, mas aquilo sempre que é lembrado em minha cabeça me dá vontade de comer meu pãozinho e tomar um delicioso vinho.

Então vou deixar uma receitinha aqui, beijos e abraços para todos....



PãO ITALIANO


INGREDIENTES:1kg de farinha de trigo100g de farinha de trigo2 tabletes de fermento para pão1 xícara de chá de água morna2 ovos2 colheres de sopa de manteiga1 copo de leite1 colher de sopa de sal1 colher de sopa de açúcar.


MODO DE PREPARO:
Num recipiente junte as 100g de farinha com o fermento e a água morna. Misture-os bem. Tampe e deixe crescer por 15 minutos.Faça uma cavidade na farinha restante e no centro coloque os ovos previamente batidos, a manteiga, o açúcar, o sal, o leite e o fermento crescido.

Amasse bem até que a massa solte da mãos, mas não fique dura. Se necessário, acrescente um pouco mais de leite. Sove a massa sobre uma superfície lisa até formar bolhas.

Cubra a massa com uma toalha e deixe-a repousar até dobrar de volume. Quando a massa estiver crescida divida-a em duas partes iguais e molde os pães em forma de bolas, enrolando a massa sempre para dentro para que cresça somente para cima.

Coloque-os em assadeira untada, cubra e deixe crescer por mais uma hora aproximadamente.


Leve para assar em forno pré-aquecido, primeiramente na temperatura máxima, por 5 minutos. Depois baixe para a temperatura média e deixe por mais 30 minutos aproximadamente.Dica:Para saber se a massa está no ponto ideal de crescimento, basta colocar uma bolinha da massa em um copo com água, quando ela subir, estará pronta.


Pronto agora abra seu vinho predileto e se delicie.....

Té mais.......

Nenhum comentário: